Escolher um curso que me ajude a pensar de forma diferente pode ser a solução?

Escolher um curso que me ajude a pensar de forma diferente pode ser a solução?

Muitas vezes, em algum período da nossa vida ou em alguma situação no trabalho, parecemos ter a sensação de que nosso pensamento travou completamente e que não conseguimos encontrar soluções que vão além do óbvio. Se você é uma pessoa que sempre procurou se especializar, estudar e encontrar maneiras de crescer na sua vida profissional e pessoal, provavelmente criou o hábito de, com frequência, questionar os caminhos que te trouxeram até aqui.

Mas como coletar as ferramentas certas para isso? Existe algum curso que possa nos ensinar a pensar “fora da caixa”?

Por que pensar de forma diferente?

Quando temos o hábito de agir e pensar da mesma maneira, geralmente criamos rotinas fixas e de difícil alteração no nosso ambiente de trabalho. Essa cultura engessada de raciocínio pode, em longo prazo, transformar-se em limitações de difícil ultrapassagem, especialmente se você não tem a capacidade de visualizar o problema por um ângulo diferente.

Pensar fora da caixa é uma maneira de encontrar um novo estilo de raciocínio. Quando falamos em pensar fora da caixa, queremos dizer que existe uma maneira diferente de abordar as questões e enxergar o cenário, o que pode te ajudar a desviar de dificuldades e encontrar novas soluções, mantendo a sua motivação e sua produtividade no ambiente de trabalho, e até na vida pessoal, sempre em alta.

Você está se frustrando frequentemente, questionando o que está dando errado no seu planejamento, ou acredita que suas habilidades não condizem com seu estilo de trabalho? Talvez essa seja a hora de começar a pensar diferente, desenvolvendo a capacidade de sair da sua própria caixa.

Como adquirir essas habilidades extras?

Todos nós temos maneiras diferentes de visualizar e solucionar um mesmo problema, por isso, o primeiro passo para quem quer desenvolver a capacidade de pensar fora da caixa é abrir a cabeça para novas ideias.

O diálogo com outras pessoas, outros colegas de trabalho e especialistas de outras áreas, permite que você consiga compreender diferentes pontos de vista de um mesmo problema, e te ajuda a se preparar para receber novas sugestões sobre o seu estilo de pensamento. A partir dai você está pronto para começar a procurar novas alternativas e estimular o seu cérebro a raciocinar de maneira diferente.

Quando você conhece suas dificuldades e suas limitações, especialmente quando são repassadas para você através de feedbacks de colegas ou supervisores, fica mais fácil encontrar um curso que complemente suas ideias e que te ajude a visualizar soluções criativas. Como cada pessoa adquire conhecimentos de formas diferentes, pode ser interessante procurar opiniões de outras pessoas, especialmente ex-alunos e docentes, sobre os cursos que você está interessado em fazer. Questione se eles foram úteis, se transmitiram exatamente aquilo que eles queriam aprender e, em especial, se foram capazes de mudar a maneira como eles pensam e solucionam seus problemas na rotina de trabalho.

Como encontrar o curso perfeito para mim?

Encontrar o curso ideal para te ajudar a pensar fora da caixa não é uma tarefa fácil, mesmo que você tenha tomado todos os cuidados citados no item anterior para escolher aquele que é perfeito para você. Para não se sentir travado também nessas escolhas, é possível contar com a ajuda de profissionais capacitados que vão te orientar e auxiliar a encontrar os cursos que estimulam a pensar diferente.

Mas mesmo que você faça cursos e treinamentos, lembre-se: a melhor escolha é a convivência com o diferente. Beba sempre de novas fontes, mantenha a cabeça aberta e absorva tudo de interessante que está ao seu redor. Esse exercício vai deixar sua mente ativa, mais livre e cheia de vontade de seguir caminhos novos.

Quer falar um pouco mais sobre esse assunto e estimular o diálogo sobre alternativas que podem te ajudar a pensar fora da caixa? Deixe um comentário para nós!

Faça seu cadastro e fique por dentro das novidades! clique aqui





Comentarios

Sem comentários ainda.

Seu navegador não suporta canvas

“O Conhecimento é Irreversível”

Acreditamos que quando a gente muda nossa maneira de ver as coisas, somos capazes de mudar o contexto ao nosso redor: nossas relações, nosso trabalho e nossa vida.

O conhecimento é o grande catalizador desta mudança: tem o poder de nos tornar diferentes, mudar a nossa consciência e nos transformar.

INDIQUE UM CURSO