Design Thinking: o degrau que faltava para a sua carreira

Você pode até não saber disso, mas quando abre a sua caixa de entrada do Gmail, assiste um vídeo no Youtube ou tenta encontrar o melhor caminho para algum lugar através do Google Maps, você está usando vários produtos que têm como base uma metodologia chamada de Design Thinking. O mesmo vale para quando você tira uma foto com o seu iPhone ou compra uma camiseta em um e-commerce criativo.

Mas, afinal, o que é Design Thinking e como esse método de trabalho pode ajudar na sua carreira? Bem, primeiro vamos entender como os designers pensam. Confira!

O pensamento do designer

Quando a maioria das pessoas pensa em design, elas imaginam objetos estilosos, refinados e às vezes até bastante caros. No entanto, o design vai muito além da forma. Responsável também por entregar a melhor função para um determinado produto ou serviço, essa disciplina visa encontrar ferramentas que aprimorem o bem-estar das pessoas.

E foi pensando nessas características dos designers que Tim Brown, executivo-chefe da empresa de consultoria IDEO, popularizou o termo em seu livro “Design Thinking - Inovação em Negócios”, mostrando ali como era possível levar as ideias do design para o mundo dos negócios.

Desenhando as melhores saídas

Tendo como foco a entrega da melhor experiência possível para o cliente, a metodologia de design thinking usa alguns critérios (como descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução) para chegar a um produto perfeito. A ideia é que todos os envolvidos em um projeto possam experimentar algumas soluções e aprender bastante com elas até que tenham algo verdadeiramente funcional em mãos.

Como começar a usar a metodologia de design thinking

Por ser uma forma de pensar bastante otimista e centrada em resultados naturais, o design thinking é uma boa metodologia para ser aplicada tanto em problemas do dia a dia pessoal quanto profissional. E existem alguns passos que podem te ajudar a aplicá-lo de forma mais prática.

  • Tenha a perspectiva do cliente: não adianta tentar encontrar uma forma de resolver um problema para alguém que você não conhece.

  • Encontre o problema certo: apenas depois de descobrir qual o real problema é que você poderá partir para solucioná-lo.

  • Brainstorm: pense em todas as formas possíveis de solucionar um problema e não tenha medo de pensar em algumas bem radicais.

  • Misture algumas saídas: no meio do processo de solução de um problema, você pode encontrar caminhos diferentes que podem ser combinados.

  • Ponha a ideia para funcionar: depois de descobrir qual a melhor solução, implemente.

De olho em nosso potencial de criar diversas respostas para um mesmo problema, o design thinking é hoje uma das metodologias de trabalho de maior sucesso, sendo usada em várias das maiores empresas do mundo e já tendo virado até mesmo assunto de premiados documentários. Portanto, que tal começar a usá-la hoje mesmo?

Esperamos que você tenha gostado do post! Ainda tem dúvidas ou experiências para compartilhar? Comente e conte para nós! E se quiser aprender ainda mais e impulsionar sua carreira, veja os cursos de Design Thinking que buscamos para você:

Faça seu cadastro e fique por dentro das novidades! clique aqui





Comentarios

Sem comentários ainda.

Seu navegador não suporta canvas

“O Conhecimento é Irreversível”

Acreditamos que quando a gente muda nossa maneira de ver as coisas, somos capazes de mudar o contexto ao nosso redor: nossas relações, nosso trabalho e nossa vida.

O conhecimento é o grande catalizador desta mudança: tem o poder de nos tornar diferentes, mudar a nossa consciência e nos transformar.

INDIQUE UM CURSO