Quando você não sabe o que não sabe

As oportunidades descobertas numa experiência em um curso para startups.

Por: Fabio Tadashi Suzaki

"There are known knowns. These are things we know that we know. There are known unknowns. That is to say, there are things that we know we don't know. But there are also unknown unknowns. There are things we don't know we don't know." Donald Rumsfeld

Eu considero brilhante essa frase, usada pelo Secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld em 2002, por falar dos “desconhecidos desconhecidos” (tradução livre). Há coisas que não sabemos que não sabemos.

Ela resume bem um momento da minha carreira em que eu havia acabado de fazer uma grande transição em minha carreira profissional. Depois de quase 7 anos como executivo em RH de uma grande multinacional, surgiu uma oportunidade de empreender junto com um time de  executivos muito experientes e em um mercado extremamente promissor.

Eu já vinha participando em alguns eventos para startups e apoiando iniciativas de inovação em eventos como a Campus Party nos últimos anos, e estava muito seguro de que meu entusiasmo e vontade de aprender poderia mover montanhas e vencer qualquer curva de aprendizado. Além disso, meus sócios já haviam feito um amplo trabalho de pesquisa do mercado e tinham um histórico extraordinário de sucesso em posições executivas de alta gestão.

Nesse contexto de otimismo que nos inscrevemos no programa Inovativa Brasil, então apenas o piloto de um programa gratuito de capacitação em empreendedorismo voltado para startups, conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior (MDIC) em parceria com a McKinsey e a Endeavor.

Enxergamos ali um mar de oportunidades de networking e de aprendizado e eu, como único sócio 100% dedicado ao negócio, mergulhei de cabeça nas atividades propostas. E foi uma das experiências mais enriquecedoras da minha vida.

A cada etapa desse curso fui criando cada vez mais a consciência das coisas que não sabia que não sabia. Percebi que o mundo das startups exigia um conjunto muito diferente de competências e que o otimismo precisaria ser complementado por uma atitude de humildade e de extrema cautela.

Os webinars, desenho de Business Model Canvas, cálculo de valuation de empresas e sessões de coaching one-to-one com empreendedores bem sucedidos, somados à convivência com outros empreendedores, me trouxe lições inesquecíveis, que nunca pensei que precisava acessar, mas que marcaram minha vida profissional para sempre. E a minha jornada terminou com uma imersão no famoso Silicon Valley, onde visitei aceleradoras de empresas, participei de meetups, fiz pitch para investidores e conheci em primeira mão a cultura que faz do Vale do Silício um hub de inovação mundial.

Essa caminho incrível me trouxe muitos aprendizados, mas os principais foram que às vezes nosso histórico de sucessos e nossa experiência nos impede de perceber nossa própria ignorância e que é extraordinário ter alguém para te guiar no processo de descoberta de seus gaps.

Hoje eu tenho dedicado parte de meu tempo a construir uma rede de mentores capaz de ajudar a enxergar meus "desconhecidos desconhecidos”, e minha carreira tem se beneficiado com essa atitude que começou no Inovativa Brasil. E você, como faz para descobrir o que não sabe que não sabe?

PS: O Programa Inovativa Brasil, do qual fiz parte, cresceu e hoje se tornou em um dos maiores e melhores programas gratuitos de capacitação para Empreendedorismo no mundo. Ainda há um processo seletivo para escolher startups que receberão uma mentoria mais personalizada, mas há conteúdos gratuitos que certamente vale a pena você conhecer. Acesse! O site é www.inovativabrasil.com.br

Conheça mais cursos inovadores que buscamos pra você! clique aqui

Faça seu cadastro e fique por dentro das novidades! clique aqui





Comentarios

Sem comentários ainda.

Seu navegador não suporta canvas

“O Conhecimento é Irreversível”

Acreditamos que quando a gente muda nossa maneira de ver as coisas, somos capazes de mudar o contexto ao nosso redor: nossas relações, nosso trabalho e nossa vida.

O conhecimento é o grande catalizador desta mudança: tem o poder de nos tornar diferentes, mudar a nossa consciência e nos transformar.

INDIQUE UM CURSO